Ciência

Neil de Grasse Tyson propõe um novo tipo de governo




Traduzido de BigThink

Em ano de eleição, debatemos quais tipos de líderes queremos que nos represente, bem como as diferente visões que gostaríamos de ver realizadas. O famoso astrofísico e pensador Neil deGrasse Tyson resolveu agitar as coisas quando resolveu twittar seu pensamento sobre a forma de governo ideal:


"A Terra precisa de um país virtual: ‪#‎Rationalia‬, com uma Constituição de uma linha: Todas as políticas devem ser baseadas no peso da evidência."

O tweet viral de Tyson geralmente tem sido recebido com diferentes emoções pelas pessoas que não estão certos de como "Rationalia" iria funcionar e estão vendo como algum tipo de regime fascista com eugenia em sua mente. Ou talvez com algumas bases comunistas. Grande parte da dúvida decorre da falta de confiança na racionalidade básica da nossa espécie.

Como era esperado, Tyson não vê dessa forma e simplesmente quer um governo que se baseia em evidências científicas e da razão.

Em vídeos de Neil para o BigThink, ele toca em vários temas relevantes para essa discussão. Aqui ele fala sobre a intersecção da ciência e da fé:

Se você analisar o tweet mais a fundo, você vai notar que ele está querendo que Terra tenha um "país virtual" com um governo baseado em evidência em sua constituição. Possivelmente ele não está dizendo que quer que este seja o único país existente, mas sim uma espécie de afiliação para todas as pessoas racionais (independente do país físico que eles habitam). Isso poderia nos levar a uma experiência interessante por meio da internet.

Para reforçar ainda mais o caso para Rationalia, Tyson já recrutou alguns de seus primeiros cidadãos: uma série de pessoas famosas "racionais", como Richard Dawkins e Brian Greene.



O que, em particular,  faz Tyson gostar da racionalidade?


Ele entra em mais detalhes no vídeo abaixo. Como ele diz perto do fim do vídeo é instável construir um governo baseado em um sistema de crenças. Religião ou questões de crença ou descrença em questões demonstráveis (como a montanha de dados que sugerem as alterações climáticas), não teriam lugar no governo.



Tyson diz:

"O que se deseja são verdades objetivamente verificáveis, que todos podemos concordar - é assim que se constrói seu sistema econômico, seu sistema de governo."

E se você não iria se importar em ter Tyson como presidente, você porde conferir seus pontos de vista sobre o porquê o STEM é importante para impulsionar a América.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.