tag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post2785430630585358582..comments2024-01-09T21:47:24.969-03:00Comments on Acervo Crítico: A escola austríaca de economia NÃO “refutou” MarxUnknownnoreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-81784922488566444182023-08-14T22:24:54.644-03:002023-08-14T22:24:54.644-03:00Nada melhor que ler as contradições e auto-refutaç...Nada melhor que ler as contradições e auto-refutações de um marxista convertido! É divertido… Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-5947409499039810812022-12-06T17:31:30.213-03:002022-12-06T17:31:30.213-03:00Que texto mais superficial Que texto mais superficial Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-82937804240280317362022-11-10T19:13:19.013-03:002022-11-10T19:13:19.013-03:00Fodase COMUNISMO NÃO FUNCIONA COLOCA ISSO NESSA PO...Fodase COMUNISMO NÃO FUNCIONA COLOCA ISSO NESSA PORRA MENTE RETARDADAAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-79185561476117846832021-03-26T08:44:57.895-03:002021-03-26T08:44:57.895-03:00Só que, se 50% das pessoas preferem a azul e as ou...Só que, se 50% das pessoas preferem a azul e as outras 50% preferem a vermelha, o valor permaneceria o mesmo. E existem muitas outras questões envolvidas, por exemplo se pouquíssimas pessoas quiserem a azul, simplesmente não seria produzida mais. Achar que os austríacos definem o valor apenas pela escassez é que é uma análise extrema superficial. O valor quem define é o mercado, e o mercado é você, eu, e todo mundo junto. Não é um grupo maligno, um inimigo indefinido, que se uniu para escravizar a maior, como as teorias de conspiração de extrema esquerda pregam.Edinho Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/18059756793814503396noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-3194153973744399912019-02-14T10:05:48.470-02:002019-02-14T10:05:48.470-02:00Para esses autores, de maneiras diferente, Valor =...Para esses autores, de maneiras diferente, Valor = Trabalho, sendo que, para o marxismo, Valor = Trabalho social médio.<br /><br />Morram na primeira linha, a teoria de valor objetivo e a de valor trabalho de devid ricardo que marx se balizou para fundamentar sua tese, foi refutada pela teoria de valor subjetivo. Logo tudo que marx fez foi uma casa com fundação na lama.<br /><br />Não adianta fazer malabarismos a teoria já foi para o saco de lixo.<br /><br /> Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17664556780706613253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-17477408768986781722018-11-13T23:49:40.724-02:002018-11-13T23:49:40.724-02:00Ao dar valor objetivo para produtos que seriam &qu...Ao dar valor objetivo para produtos que seriam "impostos" pelo mercado, você esquece de levar em consideração o conforto e autoestima das pessoas, que isso sim vai dar o verdadeiro valor subjetivo, pois trata-se de uma escolha pessoal, além do mais, você também não leva em conta que as opções de mercado só existem porque são privadas e abertas a concorrências, oq estimula a competição e cada um tenta lançar algo mais eficaz ou mais confortável, com isso as tecnologias avançam de acordo com a preferências das pessoas. Além do mais, queria parabenizar pelo texto, apesar de ainda me convencer que a mais-valia foi sim refutada pela escola austríaca, assim como tem pontos que ambas corroboram. Deixo este texto final: "Ocorre que, em uma sociedade socialista pura, todos os fatores de produção pertencem a um único dono: o estado. Sem propriedade privada, os fatores de produção não são trocados e, logo, não têm preço. A escassez relativa dos fatores de produção e seus usos alternativos fica oculta e o planejador central inexoravelmente é levado a agir às cegas. Mises admitiu, para argumentar, que a questão dos incentivos não apresentasse nenhum obstáculo, que todos se empenhassem diligentemente em suas tarefas. Ou seja, postula-se que a natureza humana seja aquela que os teóricos socialistas quiserem que ela seja, não o que ela de fato é. Mesmo assim, na ausência de preços para os fatores de produção, o cálculo econômico é impossível e a atividade econômica se torna caótica, vez que não se pode discernir entre os vários tipos de combinação de fatores aquele que é o mais econômico." Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-13472136149963704682018-10-20T14:55:14.327-03:002018-10-20T14:55:14.327-03:00Definitivamente vc está errado. A proposta austría...Definitivamente vc está errado. A proposta austríaca foi de criar uma teoria de valor independente de época. Outra coisa, o valor para os austríacos n dependende de bens tangíveis, eu posso valorar bens e fins n tangíveisRamazzottehttps://www.blogger.com/profile/06445621894703444722noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-59823280186451729532018-03-19T10:21:03.665-03:002018-03-19T10:21:03.665-03:00Ambas, valor-trabalho e utilidade marginal, são te...Ambas, valor-trabalho e utilidade marginal, são teorias dos séculos pretéritos, que buscavam explicações para as condições econômicas posteriores à revolução industrial e que prevaleceram em um mundo que não existe mais.<br /><br />Nenhuma das duas explica convenientemente as condições dos mercados no século XXI, em meio à sociedade de informação e na qual 2/3 de todo o valor disponível é gerado por serviços intangíveis, inovação, design e marketing (e isso para não falar de coisas ainda mais enroladas, como flutuação das moedas, cotação das commodities no mercado internacional e pressão da opinião pública sobre a reputação dos geradores de valor).<br /><br />As teorias de valor-trabalho e valor-utilidade ficam ainda mais anacrônicas se colocarmos na discussão os elementos da economia digital, que geram valores astronômicos a partir de coisas que são grátis, foram criadas com pouquíssimo trabalho e sem capital algum (como o Whatsapp que foi vendido por $bilhões com 14 empregados e dois sócios) ou não têm utilidade prática genuína (como o Pokemon Go). Grande parte da estrutura desses produtos como o Google e Facebook foi feita sob tecnologia pública. Não foi preciso remunerar os capitalistas que a desenvolveram. Ela está acessível a quem não possui sequer capital. <br /><br />O trabalho socialmente necessário para criar um iPhone X é o mesmo trabalho socialmente necessário para criar um Xperia Z-3. E nem vou entrar no detalhe de que a Apple vale muito mais do que a Sony, a Multiplus valer mais do que a própria LATAM, a salsicha Sadia ter comprado a rezende e com a mesma estrutura, capital primitivo e os preços continuam destoantes.<br /><br />A opinião pública, hoje, é fator de geração de valor.<br />Creio que não há o que discutir quanto a isso.<br />Quando a opinião pública se "enfurece" contra alguma marca ou produto, seu valor cai (e não apenas seu preço).Pedro Agustonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-64214291661310457602017-12-23T19:35:53.022-02:002017-12-23T19:35:53.022-02:00Amigo, há diversas formulações teóricas sobre a pr...Amigo, há diversas formulações teóricas sobre a produção capitalista, você se engana nesse ponto. O capitalismo não surge do nada, não é um sistema natural da ação humana, ele foi desenvolvido historicamente e criado entre conflitos de interesses de classes que eram política e economicamente dominantes. Agora, Marx foi um autor do século xvIII, muita coisa deve ser contextualizada na época, e não deve ser interpretada ao pé da letra diante das relações econômicas de hoje, está longe desse um pensamento absoluto, mas serve como.o ponto de apoio para pensarmos nas relações do capital hoje. Não sou marxista, mas entendo que foi um pensamento importante para época e ainda sim válido em alguns pontos hoje. Não posso falar de Mises porque ainda li pouco, entretanto, posso afirmar que tanto Mises quanto Marx não formularam nenhuma teoria econômica definitiva e nunca será formulada, pois são ciências humanas, e são passíveis sempre de reformulações de acordo com a percepção e demanda de cada época. Danilo Rodrigues de Moraeshttps://www.blogger.com/profile/15502555057317694813noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-53304374822361857582017-10-05T21:26:46.577-03:002017-10-05T21:26:46.577-03:00Parece que você não entendeu o pensamento da Escol...Parece que você não entendeu o pensamento da Escola Austríaca.<br />O valor ser subjetivo quer dizer que não há cálculos absolutos que determinem o valor das coisas, o valor é estipulado por cada indivíduo. Não importa se foi o marketing que fez determinado individuo desejar um certo produto, pois, de qualquer forma, será o indivíduo que decidirá, no fim das contas, se vale comprar determinado produto pelo preço oferecido.<br /><br />Além disso, algumas coisas do que foi explicado aqui sobre a teoria de Marx não vai de encontro à teoria da Escola Austríaca, na verdade os dois concordam em algumas coisas, apenas as explicam de maneiras diferentes.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18417578244653417017noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-3885986819746542412017-09-11T02:14:06.475-03:002017-09-11T02:14:06.475-03:00Vocês criticam o fato da "exploração humana&q...Vocês criticam o fato da "exploração humana" cromo o exemplo das camisas de time de futebol "a camisa do time tal é vendida em abundância porque há uma visibilidade maior desse time através da mídia que pra isso é necessário o trabalho de jornalistas,fotógrafos e etc" , o exemplo da ferrari e dos smartphones. Ou seja ,vocês negam o fato de que o mercado e o capitalismo não tem valores que tragam uma ideia de limitação de consumo,simplesmente porque o mercado e o capitalismo não são entes possíveis de possuidores de valores,indivíduos tem valores.<br />E os indivíduos expressam seus valores justamente no mercado.<br />E diferentemente do socialismo,o capitalismo não foi uma formulação teórica vindo da cabeça de um intelectual (mantido pelo capitalismo).<br />O capitalismo é fruto da cooperação pessoal das pessoas,seja com indivíduos,empresas e organizações.<br />E como os interesses,as vontades e as preferências das pessoas não são dados constantes,obviamente terá modificações porque isso faz parte do sistema capitalista pq estabelece uma base de incentivos para que as pessoas possam atuar e obter de um lado,os benefícios dele e serem recompensados e por outro lado,serem punidos pelo sistema quando não obtiverem êxito nisso.Portanto,quando uma empresa fali,essa empresa está sendo punida pelo processo de mercado.<br />Portanto,já tá mais que provado que o capitalismo onde o pobre foi capaz de ter acesso as coisas boas da vida.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-49040704145973771212017-07-26T01:25:34.619-03:002017-07-26T01:25:34.619-03:00Na parte da camisa acho que ele quis dizer que a c...Na parte da camisa acho que ele quis dizer que a camisa de Santos e Corinthians só tem o mesmo preço porque a oferta-demanda das do Corinthians são maiores, mas proporcionalmente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-82085900401570892042017-07-26T01:21:31.138-03:002017-07-26T01:21:31.138-03:00Acho que a citação ficou incompleta, Marx continua...Acho que a citação ficou incompleta, Marx continua: "O<br />trabalho, entretanto, o qual constitui a substância dos valores, é tra-<br />balho humano igual, dispêndio da mesma força de trabalho do homem.<br />A força conjunta de trabalho da sociedade, que se apresenta nos valores<br />do mundo das mercadorias, vale aqui como uma única e a mesma<br />força de trabalho do homem, não obstante ela ser composta de inúmeras<br />forças de trabalho individuais. Cada uma dessas forças de trabalho<br />individuais é a mesma força de trabalho do homem como a outra, à<br />medida que possui o caráter de uma força média de trabalho social,<br />e opera como tal força de trabalho socialmente média, contanto que na produção de uma mercadoria não consuma mais que o trabalho em média necessário ou tempo de trabalho socialmente necessário. Tempo<br />de trabalho socialmente necessário é aquele requerido para produzir<br />um valor de uso qualquer, nas condições dadas de produção socialmente<br />normais, e com o grau social médio de habilidade e de intensidade de<br />trabalho. Na Inglaterra, por exemplo, depois da introdução do tear a<br />vapor, bastava talvez somente metade do trabalho de antes para trans-<br />formar certa quantidade de fio em tecido. O tecelão manual inglês<br />precisava para essa transformação, de fato, do mesmo tempo de tra-<br />balho que antes, porém agora o produto de sua hora de trabalho in-<br />dividual somente representava meia hora de trabalho social e caiu,<br />portanto, à metade do valor anterior." Ele explica bem isso nesse capítulo da citação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8851820760828688307.post-20507570374772157052017-07-22T16:50:54.210-03:002017-07-22T16:50:54.210-03:00Poderia explicar melhor o que quis dizer com "...Poderia explicar melhor o que quis dizer com "o valor objetivado do time corintiano é diluído em vendas de mais camisas" na parte referente às camisas dos times? Não consegui entender o que quis dizer com isso. Também não consegui entender o que quis dizer quando citou o trecho de Marx que diz que se o valor é determinado pelo trabalho despendido, poderia parecer que quanto mais preguiçoso ou inábil for o indivíduo, maior o valor da mercadoria, porque o que eu entendi foi exatamente isso, se meu colega de trabalho é mais inábil do que eu e eu produzo o dobro que ele no mesmo tempo, porque o valor da mercadoria não seria diferente? Não consegui entender essa parte também e ficaria muito grato se pudesse explicar melhor esse ponto também.Anonymousnoreply@blogger.com