Stephen Hawking dizia ter a resposta sobre o que havia antes do BigBang


O que havia antes de haver alguma coisa? Stephen Hawking dizia ter a resposta.






Originalmente publicado na Live Science .

Extraído do site Mistérios do Universo


Na época do Big Bang, toda matéria no Universo estava confinada em um ponto incrivelmente quente e infinitamente denso.

Mas o que aconteceu antes disso? O famoso físico Stephen Hawking tem essa resposta, e ela foi dada durante uma entrevista ao também cientista Neil deGrasse Tyson. Hawking discute essas ideias e outros no final da série do programa de TV “StarTalk" (Falando com as estrelas, na versão brasileira) de Tyson, que foi exibido num domingo (4 de março) às 11 horas, no National Geographic americano. 

A resposta de Hawking para a pergunta "O que havia antes de haver alguma coisa?" baseia-se numa teoria conhecida como proposta sem limites

“A condição do limite do Universo... é que ele não tem limites”, disse Hawking a Tyson, de acordo com a Popular Science

Para entender melhor a teoria, pegue seu controle remoto universal (não, não é o que vendo no camelô, é o seu controle remoto que controla o Universo!) e aperte o botão rewind. Como os cientistas sabem agora, o universo está em constante expansão. À medida que você se move para trás no tempo, então, o Universo se contrai. Volte o tempo o suficiente (cerca de 13,8 bilhões de anos), e todo o Universo encolherá ao tamanho de um único átomo, disse Hawking. 

Esta bola subatômica é conhecida como a singularidade (não deve ser confundida com a singularidade tecnológica durante a qual a inteligência artificial ultrapassará os seres humanos). Dentro deste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo que as conhecemos deixam de funcionar. Dito de outro modo, o tempo que entendemos literalmente não existia antes que o universo começasse a se expandir. Em vez disso, a flecha do tempo encolherá infinitamente à medida que o Universo se torna cada vez menor, nunca alcançando um ponto zero de partida. 

“Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não há como medir o que aconteceu com eles”, escreveu Hawking em uma palestra sobre a proposta sem limites. “Uma vez que os eventos antes do Big Bang não têm consequências observacionais, podemos cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang”. 

Esta não é a primeira vez que Hawking discutiu essa teoria. Ele já ministrou palestras sobre o tema e estrelou um documentário gratuito sobre isso, disponível no YouTube.

Wesley Sousa

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem