O
movimento Francês dos Coletes Amarelos expõe um problema no centro da política
atual. Aderência demais à “opinião” popular sem muitas inovação e ideias novas.
Já
uma rápida olhada no imbróglio deixa claro que estamos presos em múltiplas
lutas sociais. A tensão entre o establishment liberal e o novo populismo, a
luta ecológica, os esforços em apoio ao feminismo e à liberação sexual, além de
batalhas étnicas e religiosas e o desejo de direitos humanos universais. Para
não mencionar, tentando resistir ao controle digital de nossas vidas.
Então,
como reunir todas essas lutas sem simplesmente privilegiar uma delas como a
prioridade “verdadeira”? Porque esse equilíbrio fornece a chave para todas as
outras lutas.
Idéias antigas
Meio
século atrás, quando a onda maoísta estava no ápice, a distinção de Mao
Tsé-Tung entre as contradições “principais” e “secundárias” (de seu tratado
“Sobre a contradição”, escrito em 1937) era de circulação comum nos debates
políticos. Talvez, essa distinção mereça ser trazida de volta à vida.
Vamos
começar com um exemplo simples: Macedônia - o que há em um nome? Alguns meses
atrás, os governos da Macedônia e da Grécia concluíram um acordo sobre como
resolver o problema do nome "Macedônia". Ele deveria mudar seu nome
para "Macedônia do Norte".
Esta
solução foi atacada instantaneamente pelos radicais dos dois países. Os
opositores gregos insistiram que "Macedonia"
é um antigo nome grego, e os oponentes macedônios se sentiram humilhados ao
serem reduzidos a uma província "do norte", já que eles são os únicos
que se dizem "macedônios".
Por
mais imperfeito que fosse, a solução oferecia um vislumbre de esperança para
acabar com uma longa e sem sentido luta com um acordo razoável.
Mas
foi pego em outra “contradição” - a luta entre as grandes potências (os EUA e a
UE, de um lado, a Rússia, do outro lado). O Ocidente pressionou os dois lados a
aceitarem o compromisso para que a Macedônia pudesse se unir rapidamente à UE e
à OTAN, enquanto, exatamente pela mesma razão (vendo nele o perigo de sua perda
de influência nos Bálcãs), a Rússia se opunha, apoiando forças nacionalistas
conservadoras em ambos os países, em graus variados.
Então,
de que lado devemos ficar? Acho que devemos tomar decididamente o lado do acordo,
pela simples razão de que é a única solução realista para o problema. A Rússia
se opôs a isso simplesmente por causa de seus interesses geopolíticos, sem
oferecer outra solução, portanto, apoiar a Rússia aqui significaria sacrificar
a solução razoável do problema singular das relações grega e macedônia aos
interesses geopolíticos internacionais.
Jogos de poder
Agora
vamos pegar o caso da prisão de Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei e
filha do fundador da empresa, em Vancouver. Ela é acusada de violar as sanções
americanas ao Irã e enfrenta extradição para os Estados Unidos, onde poderá ser
presa por até 30 anos se for considerada culpada.
O
que a Huawei simboliza é uma China que não é mais a China da Foxconn, o lugar
de máquinas de montagem de mão-de-obra escrava desenvolvidas em outros lugares,
mas um lugar onde software e hardware também são concebidos. A China tem o
potencial de se tornar um agente muito mais forte no mercado digital do que o
Japão com a Sony ou a Coréia do Sul com a Samsung, por meio de números e peso
econômicos.
Mas
chega de exemplos particulares. As coisas ficam mais complexas com a luta pelos
direitos humanos universais. Chegamos aqui à “contradição” entre os proponentes
desses direitos e aqueles que advertem que, em sua versão padrão, os direitos
humanos universais não são verdadeiramente universais, mas implicitamente
privilegiam os valores ocidentais (os indivíduos têm primazia sobre o coletivo,
etc.) e são, portanto, uma forma do neocolonialismo ideológico. Não admira que
a referência aos direitos humanos tenha servido de justificativa para muitas
intervenções militares, do Iraque à Líbia.
Partidários
dos direitos humanos universais contrariam dizendo que sua rejeição serve
frequentemente para justificar formas locais de domínio autoritário e repressão
como elementos de um modo particular de vida. Mas como decidir aqui?
Um
compromisso meio-de-caminho não é suficiente, então deve-se dar preferência aos
direitos humanos universais por uma razão muito precisa. A dimensão da
universalidade deve servir como um meio em que múltiplos modos de vida podem
coexistir, e a noção ocidental de universalidade dos direitos humanos contém a
dimensão autocrítica que torna visíveis suas próprias limitações.
Quando
as ideias ocidentais padrão são criticadas por um preconceito em particular,
essa crítica em si tem que se referir a alguma noção de universalidade mais
autêntica que nos faz ver a distorção de uma falsa universalidade.
Mas
alguma forma de universalidade está sempre aqui, até mesmo uma visão modesta da
coexistência de modos de vida diferentes e, finalmente, incompatíveis, tem que
se basear nela. Em suma, o que isto significa é que a “contradição principal”
não é a da tensão entre diferentes modos de vida, mas a “contradição” dentro de
cada modo de vida (“cultura”, organização de seu gozo) entre sua
particularidade e sua reivindicação universal.
Para
usar um termo técnico, cada modo particular de vida é, por definição, capturado
em “contradição pragmática”, sua reivindicação de validade não é prejudicada
pela presença de outros modos de vida, mas por sua própria inconsistência.
Divisões sociais
As
coisas tornam-se ainda mais complexas com a “contradição” entre o decaimento da
alt-right (“direita alternativa”) na
vulgaridade racista/sexista e o moralismo regulador politicamente correto.
Assim,
é crucial, do ponto de vista da luta progressista pela emancipação, não aceitar
essa "contradição" como primária, mas desvendar nela os ecos
deslocados e distorcidos da luta de classes.
De
um modo fascista, a figura populista direitista do inimigo (a combinação de
elites financeiras e imigrantes invasores) combina os dois extremos da
hierarquia social, obscurecendo assim a luta de classes.
No
extremo oposto e de maneira quase simétrica, as lutas anti-racistas e
anti-sexistas politicamente corretas mal escondem que seu alvo final é o
racismo e o sexismo da classe trabalhadora branca, neutralizando assim também a
luta de classes.
É
por isso que a designação politicamente correta como "marxismo
cultural" é falsa. A correção política em toda a sua pseudo-radicalidade
é, ao contrário, a última defesa do liberalismo “burguês” contra o marxismo,
ofuscando / deslocando a luta de classes como “a principal contradição”.
O
mesmo vale para o transgênero e a luta #MeToo (“eu também”). É também
sobredeterminada pela “contradição principal” da luta de classes que introduz
um antagonismo em seu próprio coração.
Tarana
Burke, que criou a campanha #MeToo mais de uma década atrás, observou em uma
nota crítica recente que nos anos desde o início do movimento, ele implantou
uma obsessão inabalável com os perpetradores - um circo cíclico de acusações,
culpabilidade e indiscrições.
"Estamos trabalhando diligentemente
para que a narrativa popular sobre o MeToo se desvie do que é", disse Burke.
"Nós temos que mudar a narrativa de
que é uma guerra de gênero, que é anti-homem, que é homens contra mulheres, que
é apenas para um certo tipo de pessoa - que é para mulheres brancas,
cisgêneras, heterossexuais e famosas".
Em
suma, deve-se lutar para reorientar o #MeToo para o sofrimento diário de
milhões de mulheres trabalhadoras e donas de casa. Isso enfaticamente pode ser
feito. Por exemplo, na Coréia do Sul, o #MeToo explodiu com dezenas de milhares
de mulheres comuns manifestando-se contra sua exploração sexual.
Os
protestos em curso dos Coletes amarelos (gilets jaunes) na França condensam
tudo o que estávamos falando. Sua limitação fatal reside justamente em seu
muito elogiado caráter “sem líder”, sua auto-organização caótica.
De
um modo populista típico, o movimento dos Coletes amarelos bombardeia o estado
com uma série de demandas que são inconsistentes e impossíveis de se encontrar
dentro do sistema econômico existente. O que falta é um líder que não apenas
ouça as pessoas, mas transforme seus protestos em uma nova e coerente visão da
sociedade.
A
“contradição” entre as demandas dos coletes amarelos e do estado é
“secundária”: suas demandas estão enraizadas no sistema existente. A verdadeira
“contradição” é entre todo o nosso sistema sócio-político e (a visão de) uma
nova sociedade na qual as demandas formuladas pelos manifestantes não surgem
mais. Como?
O
velho Henry Ford estava certo quando observou que, quando ofereceu o primeiro
carro produzido em série, ele não seguiu o que as pessoas queriam. Como ele
disse de forma sucinta, se perguntassem o que eles queriam, as pessoas teriam a
resposta: "Um cavalo melhor e mais forte para puxar nossa carruagem!"
Essa
percepção encontra eco no infame lema de Steve Jobs de que “muitas vezes as
pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas”.
Apesar
de tudo o que se deve criticar na atividade de Jobs, ele estava perto de um
mestre autêntico em como ele entendia seu lema. Quando lhe perguntaram sobre os
feedbacks de clientes que a Apple usa, ele retrucou: "Não é o trabalho dos
clientes saber o que eles querem ... nós descobrimos o que queremos."
Observe
a reviravolta surpreendente dessa argumentação. Depois de negar que os clientes
saibam o que querem, Jobs não prossegue com a reversão direta esperada “é nossa
tarefa (a tarefa dos capitalistas criativos) descobrir o que os clientes querem
e depois 'mostrar para eles' no mercado. "
Em
vez disso, ele continua “descobrimos o que queremos” - é assim que um
verdadeiro mestre funciona. Ele não tenta adivinhar o que as pessoas querem.
Ele simplesmente obedece ao seu próprio desejo, de modo que é deixado ao povo
decidir se o seguirão.
Em
outras palavras, seu poder decorre de sua fidelidade à sua visão, de não
comprometê-lo.
E o
mesmo vale para um líder político que é necessário hoje. Manifestantes na
França querem um cavalo melhor (mais forte e mais barato) - neste caso,
ironicamente, combustível mais barato para seus carros.
Lhes
deveriam ser dada uma visão de uma sociedade onde o preço do combustível não
importaria mais, do mesmo modo que, depois dos carros, o preço da ração não é
mais importante.