Postagem sugerida por seguidores via e-mail da página.
“O PAÍS DOS
6 BERLUSCONIS” DENUNCIA A CONCENTRAÇÃO DE MÍDIA NO BRASIL
É a primeira
vez que um filme brasileiro aborda a questão da concentração midiática e as
táticas de manipulação da imprensa nacional
Paulo César Pereio personificando a mídia brasileira
(Foto: Rogério Che)
São
Paulo, outubro de 2018 – 25 anos depois do lançamento do clássico "Muito
Além do Cidadão Kane", documentário britânico que mostrou as táticas de
manipulação da Rede Globo, um filme volta a denunciar o oligopólio existente na
imprensa brasileira. Produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV,
"O país dos 6 Berlusconis" vai estrear no Brasil no primeiro semestre
de 2019.
Em
histórias inéditas, renomados jornalistas revelam o que existe por trás dos
maiores grupos de mídia do país e explicam como um serviço de interesse público
se transformou ao longo dos anos em uma forma privada de ganhar dinheiro e
exercer o poder.
"Percebi
que havia algo errado na imprensa brasileira no começo da carreira, em 1998,
quando eu trabalhava como correspondente para a rádio CBN e Globo News na
Espanha. Um dia, por acaso, descobri que a Rede Globo pagava as contas de uma
jornalista chamada Miriam Dutra, que morava em Barcelona na época, porque ela
tinha um filho com o Fernando Henrique Cardoso", afirma o diretor e
roteirista do filme, Pablo Guelli.
“O país dos 6 Berlusconis” conta com o
apoio da agência de notícias France Press-AFP e da Canon. O filme tem mais de 20
entrevistados, entre eles Noam Chomsky, Luis Nassif, Laura Capriglione, Glenn
Greenwald, Ricardo Melo, Eduardo Guimarães, João Feres, Jessé Souza e Xico Sá.
Foram realizadas gravações nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de
Janeiro, Brasília, Belém do Pará e Barcelona (Espanha).
O longa tem trilha sonora original de
André Abujamra e conta com participação especial do ator Paulo César Pereio,
que fará a personificação da mídia brasileira. A cartunista Laerte Coutinho
também participa do projeto com desenhos sobre manipulação midiática.
Em 2018 o projeto foi um dos nove
brasileiros selecionados pela DOCSP e Doc Society para o primeiro programa de
"campanha de impacto social" realizado no Brasil.
A produção de "campanhas de impacto
social" tem com objetivo unir a arte do cinema com causas relevantes para
a sociedade. O objetivo é promover mudanças concretas a partir de filmes e
ações que causem impacto. No caso de "O país dos 6 Berlusconis" a
ideia é incentivar a democratização dos meios de comunicação no Brasil.
"No dia 17 de outubro de 2018 será
lançada uma campanha no Catarse para arrecadação de fundos para divulgação do
filme nos cinemas de todo o Brasil", diz o diretor. "Esperamos poder
contar com a ajuda de milhares de pessoas, que todos os dias se perguntam: 'Por
que apenas 6 famílias controlam o que assisto, ouço e leio todos os
dias?'"
ENTREVISTADOS
IMPACTO
SOCIAL
A
produção de "campanhas de impacto social" tem como objetivo unir a
arte do cinema com causas relevantes para nossa sociedade. Neste sentido, usaremos a verba
arrecadada no Catarse para promover mudanças reais na estrutura da imprensa
brasileira por meio das seguintes ações de impacto:
● Distribuição do
filme. Junto com a Plataforma
Taturana vamos exibir o
filme em cinemas comerciais e circuito alternativo, realizar cine-debates e
levar a obra para faculdades de comunicação, ONGs, governos e instituições de
todo o Brasil. O objetivo é reunir diferentes agentes da sociedade para
trabalhar em conjunto e promover uma ampla discussão sobre a concentração de
mídia no país.
● Exposição. Faremos uma exposição sobre "O papel da mídia
nos golpes de 2016 e 1964" junto com o Instituto
Vladimir Herzog, em abril de
2019, data que marca os 3 anos do golpe de 2016.
● Lambe-Lambe. Produção de cartazes com desenhos da cartunista
Laerte Coutinho com objetivo de mobilizar a população para o problema.
● Delação Anônima. Criação do site "Delação Anônima" dará
voz aos funcionários dos principais meios de comunicação do Brasil. Eles
poderão dar testemunhos, de forma anônima e segura, sobre como é trabalhar
nesses veículos.
● Histórias
Censuradas. Criação do
"Projeto Censurado", que vai listar anualmente as 20 principais
histórias que tiveram pouco destaque, aquelas que foram ignoradas ou
simplesmente censuradas pela mídia brasileira.
● Peça Teatral. Exibição em São Paulo da peça "Patética",
que mostra as circunstâncias do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em
1975. Escrita pelo dramaturgo e cunhado de Herzog, João Ribeiro Chaves Neto, a
obra reflete sobre um momento parecido pelo qual o Brasil está passando: ameaça
à democracia, volta dos militares, aumento da violência, intolerância e censura
a jornalistas.
|
EQUIPE
Realizador
Pablo Lopez Guelli passou pela TV
Cultura, Folha de S. Paulo, G1, Terra, Editora Abril, rádio CBN, Globo News,
MediaPro (Madri), TV NHK (Japão), entre outros. Em 2016 criou a Salamanca
Filmes, produtora voltada exclusivamente para produções de impacto social. Em
2012 Ganhou o prêmio Castilla y León com o melhor documentário sobre a
imigração espanhola na América Latina. Formado em Comunicação Social (PUC-SP) e
em Relações Internacionais (Ortega y Gasset, Madri), possui pós-graduação em
Cinema (Pompeu Fabra, Barcelona) e um MBA em Gestão de Projetos (FGV/SP).
Além
de "O país dos 6 Berlusconis", a Salamanca está produzindo o longa
"Casa Grande & Senzala: a desigualdade social como opção
política", outra produção de impacto que fala sobre meritocracia,
privilégios e a incomparável desigualdade social brasileira.
Diretor de
fotografia
Rogério Che estudou Cinema na Universidad Nacional de La
Plata na Argentina. Fotografou comerciais para grandes marcas (Brastemp, WWF e
Raaw Juice), dirigiu a fotografia de diversos videoclipes (Emicida, MV Bill e
Blind Pigs, entre outros) e já fotografou mais de 20 curtas-metragens (quatro
em Super 16 mm) e o longa-metragem Luzeiro Volante (2011).
Produtora
Erika Hoffgen, publicitária com 15 anos de experiência
em gerenciamento de projetos. Com pós-graduação em Gestão Cultural e passagem
por diversas empresas de grande e pequeno porte, possui conhecimentos em gestão
de projetos com ênfase em inovação, entretenimento, novos produtos, produção
audiovisual e implementação de metodologia para gerenciamento e parcerias.