Neil DeGrasse Tyson dá 3 razões pelas quais os seres humanos ainda são ignorantes sobre o Universo





Publicado originalmente no site Science Alert

Tradução de Felipe Sérvulo

Extraído do site Mistérios do Universo


Nós temos nanobots que nadam dentro de nossos corpos e monitoram nossos órgãos vitais. Temos robôs autônomos que trabalham ao lado de médicos humanos para realizar cirurgias complexas. Há rovers dirigindo pela superfície de Marte e, ao ler isso, seres humanos estão orbitando acima de você, vivendo no vácuo frio do espaço.

De muitas maneiras, parece que estamos vivendo no futuro. Mas se você perguntar a Neil deGrasse Tyson, parece que somos um pouco mais do que crianças que tentam agarrar raios de Sol com seu punhos.

Na Cúpula do Governo Mundial de 2018 em Dubai, Tyson apresentou uma audiência arrependida. O tópico? Como os seres humanos, definitivamente não colonizarão Marte (Tyson, caso não saibam, é um cético eterno).

Parece apropriado então que, seguindo seu discurso bastante deprimente, ele tomou o tempo para discutir como os seres humanos são, em muitos aspectos, inteiramente ignorantes.

Aqui estão três coisas que, de acordo com Tyson, mostram o quão longe temos para ir:


Matéria escura


Falta uma parte do nosso Universo. Uma parte bastante significativa, na verdade.

Os cientistas estimam que menos de 5% do nosso universo é composto de matéria comum (prótons, nêutrons, elétrons e todas as coisas que fazem nossos corpos, nosso planeta e tudo o que já vimos ou tocamos).

O resto do assunto no nosso Universo? Bem, não temos ideia do que é.

“A matéria escura é o problema não resolvido mais longo na moderna astrofísica”, disse Tyson.

Esse problema continuou com um suspiro ligeiramente exasperado: Ela esteve com a gente por oitenta anos, e é hora de termos uma solução.

No entanto, não estamos exatamente próximos de uma.

O problema decorre do fato de que a matéria escura não interage com a radiação eletromagnética (luz). Só podemos observá-la por causa de sua influência gravitacional - digamos, por uma galáxia que gira mais devagar ou mais rápido do que deveria.

No entanto, há uma série de experiências em andamento que procuram detectar a matéria escura, como o SNOLAB e ADMX, então as respostas podem estar no horizonte.


Energia escura


A energia escura é, talvez, uma das descobertas científicas mais interessantes já feitas. Isso ocorre porque pode conter as chaves para o destino final do nosso Universo.

Tyson explica como “uma pressão no vácuo do espaço forçando a aceleração da [expansão do] Universo”.

Isso parece confuso? Provavelmente é para ser mesmo.

Todo o espaço está se expandindo - o espaço entre as galáxias, o espaço entre a Terra e o Sol, o espaço entre os olhos e a tela do seu computador.

Claro, essa expansão é mínima. É tão mínima que nem percebemos isso quando olhamos para o nosso Sistema Solar local. Mas em uma escala cósmica, seu impacto é profundo.

Como o espaço é tão vasto, bilhões de anos-luz do espaço estão se expandindo, fazendo com que muitas galáxias se afastem de nós a velocidades inimagináveis.

E se esse voo continuar, eventualmente, o cosmos não será mais do que um vazio frio e incansável. Se invertermos o processo, o Universo entraria em colapso em um Big Crunch.

Infelizmente, não temos absolutamente nenhuma ideia do que acontecerá, pois não temos ideia do que é a energia escura.


Abiogênese


Nós sabemos muito sobre como a vida evoluiu na Terra. Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, as primeiras formas de vida surgiram. Essas criaturas unicelulares dominaram nosso planeta por bilhões e bilhões de anos.

Um pouco mais de 600 milhões de anos atrás, os primeiros organismos multicelulares se estabeleceram. A explosão cambriana seguiu logo após e *boom* o registro fóssil nasceu.

Apenas 500 milhões de anos atrás, as plantas começaram a povoar a terra firme. Os animais logo seguiram, e aqui estamos hoje.

No entanto, Tyson recorda rapidamente que não entendemos o componente mais vital da evolução - o começo.

“Ainda não sabemos como passamos de moléculas orgânicas para vida auto-replicável", disse Tyson, e ele notou como é infeliz porque "é basicamente a origem da vida como a conhecemos”.

O processo é chamado de abiogênese. No jargão não científico, trata de como a vida surge da matéria não viva. Embora tenhamos uma série de hipóteses relacionadas a este processo, não temos entendimento compreensivo nem qualquer evidência para suportar um.

Os maiores mistérios do cosmos simplesmente são alguns dos mais importantes e fundamentais. Então, quando finalmente descobriremos esses enigmas científicos e sairemos da nossa infância? Tyson se recusa a fazer uma previsão.

“Não sou muito bom em prever o futuro, e eu olhei para as previsões de outras pessoas e vi o quão ruim foram elas. Então eu posso dizer o que quero que aconteça, mas isso é diferente do que eu acho que vai acontecer”, disse.
Wesley Sousa

1 Comentários

  1. Incrível de mais esse nosso universo e misterioso. Ainda a muito que ser descoberto. Sabe, as vezes como um amigo meu pensa, eu acho que todos nós nesse enorme universo vivemos num imenso fractal.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem