Nota acerca do falecimento de Domenico Losurdo




Por Wesley Sousa (UFSJ-BR) e João Freitas (Universidade do Porto -PT)

É com muito pesar que fazemos esta nota acerca do recente acontecido com o historiador italiano Domenico Losurdo, professor da Universidade de Urbino, na Itália. Na manhã desta quinta-feira (28), o mundo perdeu um de seus grandes pensadores. O filósofo e historiador Domenico Losurdo morreu na Itália aos 77 anos.

A nota que se segue não tem por intento a discussão pormenorizada de sua teoria e obra; talvez noutro momento o façamos isso. Vale registrar.

Losurdo foi um guerreiro intelectual, de produção teórica inestimável. Tido por muitos como um dos “maiores marxistas vivos até então”, nos legou que a história nunca pode ser falsificada, que os trabalhadores têm de estarem sempre na retaguarda de sua jornada para um mundo transformado por suas próprias mãos.

O mundo com certeza ficou menos vermelho com a morte de Losurdo; assim como foi com a morte de Mèszàros ano passado. Entretanto, se mantém acessa a chama da liberdade. Losurdo é, como outros de nosso tempo, um dos poucos que podem ser enquadrados no que dizia Hegel, “Nenhum homem pode estar a frente do seu tempo, mas ele pode ser o melhor de seu tempo”.

Compreendeu perfeitamente o papel que os intelectuais desempenham na “luta pela Memória”, procurando defender sem hesitação o legado revolucionário de Outubro e da sua importância como movimento emancipatório de todos os seres humanos (homens e mulheres), do seu modelo inspirador nas lutas de libertação do jugo colonial e imperialista, da sua luta contra o nazi-fascismo e a exploração do homem pelo homem.

Produziu uma vasta obra literária, de entre as quais se destacam: “Fuga da História?”; “Luta de Classes – uma História Política e Filosófica”; “Stalin – História Crítica de uma Lenda Negra” e “Contra-História do Liberalismo”. Esta última obra citada, a Contra-história do Liberalismo, narrou a história da doutrina triunfante no sistema burguês e suas contradições e seu caráter moral e epistêmico tanto de seus mentores quanto de seus efeitos em nossa sociedade moderna.

Durante toda a sua produção teórica, não só definiu, como atacou o caráter irracional da racionalidade estabelecida. Sendo um pensador radical, tal como Marx definira, indo à raiz das questões, não ficando por juízos superficiais ou explicações idealistas.

Intelectuais e pensadores de diversas partes do mundo estão publicando mensagens em homenagem ao filósofo que dedicou a vida ao pensamento marxista e à militância comunista. A nós aqui do blog através de Wesley Sousa (Filosofia) e João Freitas (História), deixamos aqui nosso registro que, para enxergarmos mais longe, precisamos estar em ombros de gigantes – e Losurdo foi um gigante à luta pela racionalidade, emancipação humana.


Acervo Crítico sempre abre espaços para colunas de Opinião para nossos seguidores e leitores. Caso queiram contribuir, entrem em contato conosco!
Wesley Sousa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem