Fantoche Americano: Conheça Juan Guaidó


Juan Guaidó é um peão útil para os interesses americanos na Venezuela, mas ele é dispensável?

Texto original por David Rosen - counterpunch.org - traduzido por Ramon Carlos

Em 15 de janeiro, a Casa Branca informou que o vice-presidente Mike Pence faloupor telefone “hoje” com Guaidó, o presidente da Assembléia Nacional da Venezuela. Alegou que o chamado foi feito para “reconhecer sua liderança corajosa após sua prisão e intimidação neste fim de semana e para expressar o firme apoio dos Estados Unidos à Assembléia Nacional da Venezuela como o único órgão democrático legítimo no país”. No dia 23, Guaidó declarou-se presidente interino da Venezuela.

Em sua breve declaração sobre o telefonema entre Pence e Guaidó, a Casa Branca não informou que o vice-presidente “prometeu” que o governo Trump o apoiaria “se ele tomasse as rédeas do governo do [presidente eleito] Nicolas Maduro invocando uma cláusula na constituição do país sul-americano”.

Isso foi revelado pelo The Wall Street Journal e esclarece o que realmente foi dito durante a conversa. "Aquela chamada de madrugada pôs em marcha um plano que foi desenvolvido em segredo durante as várias semanas precedentes, acompanhado por conversações entre autoridades americanas, aliados, legisladores e importantes figuras da oposição venezuelana, incluindo o próprio Guaido", informou. Citando um funcionário anônimo da administração, observou: "Quase instantaneamente, assim como Pence prometera, o presidente Trump divulgou um comunicado reconhecendo Guaido como o legítimo líder do país". No dia 23, Trump disse: "O presidente @realDonaldTrump oficialmente reconheceu o Presidente da Assembléia Nacional da Venezuela, Juan Guaido, como o Presidente Interino da Venezuela.”

O Journal foi mais longe, apontando: “Outros funcionários que se reuniram naquele dia na Casa Branca incluíram… [Sec. de estado] Pompeo e o [Conselheiro de Segurança Nacional] Bolton, o Secretário de Comércio Wilbur Ross e o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que apresentaram ao Sr. Trump opções para o reconhecimento do Sr. Guaido.” Acrescentou: “ Sr. Trump decidiu fazer isso. O Sr. Pence, que não estava nessa reunião, ligou para o Sr. Guaido para lhe dizer: "Se a Assembléia Nacional invocasse o Artigo 233 no dia seguinte, o presidente o apoiaria".

No dia 30, conforme relatado por Roll Call, Trump fez uma ligação para Guaidó. Sec. De Imprensa Sarah Huckabee Sanders disse em um comunicado, que foi chamado para "parabenizá-lo [Guaidó] por sua histórica tomada da presidência e para reforçar o forte apoio do presidente Trump para a luta da Venezuela para recuperar sua democracia". Durante a chamada, Guaidó citou “a importância dos grandes protestos em toda a Venezuela contra o precedente ditador Maduro, marcada para ocorrer hoje e sábado”, acrescentou.

Quase simultaneamente, após o telefonema de Trump, 11 países da União Européia rapidamente reconheceram Guaidó como presidente da Venezuela, incluindo Áustria, Grã-Bretanha, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Polônia, Portugal, Espanha e Suécia. Em meados de fevereiro, 65 países o reconheceram como presidente. Rapidamente, o Canadá, Israel e o bloco de governos latino-americanos de direita conhecido como Grupo Lima reconheceram Guaidó.

Como se fossem um coro grego aplaudindo do lado de fora, a grande mídia americana uniu-se a Guaidó como presidente. Como resumido por GreyZone, “O editorial do New York Times aclamou Guaidó como um 'rival digno de crédito' para Maduro com um 'estilo refrescante e visão de levar o país adiante”. O conselho editorial da Bloomberg News o aplaudiu por buscar “restauração da democracia” e o Wall Street Journal o declarou "um novo líder democrático".

Os inúmeros relatos impressos e da mídia sobre a atual crise na Venezuela compartilham um retrato comum de Guaidó, no qual ele emergiu, como um inocente político recém-nascido, do caos social para assumir a liderança. Mais preocupante, apresenta-o como um unificador de amplo espectro de grupos políticos em oposição ao regime de Maduro. Esse retrato não é apenas uma ficção, mas serve para esconder não apenas sua história como um militante de direita, mas o papel que o governo dos EUA tem desempenhado por uma década e meia em moldar Guaidó por seu esforço atual para orquestrar um golpe de estado.

Na exposição altamente informativa, “A produção de Juan Guaido”, Dan Cohen e Max Blumenthal, relatam que, como estudante, Guaidó se opôs fortemente ao ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e apoiou a tentativa de golpe contra ele. Ele apoiou a Radio Caracas Televisión (RCTV), a estação de rádio privada de direita, que desempenhou um papel fundamental na fermentação do golpe de 2002, ajudando a mobilizar manifestações contra o governo, culpando os apoiantes do governo por ataques contra as forças anti-governo e bloqueando relatórios pró-governo sobre o golpe.

Guaidó formou-se em engenharia na Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas, em 2007, e se formou no programa de governança e gestão política na George Washington University. Na GW, ele estudou com o economista venezuelano Luis Enrique Berrizbeitia, um economista neoliberal latino-americano.

Em 2007, o regime de Chavez se recusou a conceder a renovação da licença da RCTV e Guaidó ajudou a liderar protestos contra a administração do governo contra a decisão. Guaidó e alguns de seus associados mais próximos faziam parte de um grupo de jovens de direita, "Geração 2007", que pretendia derrubar o governo de Chávez. O grupo incluía Leopoldo López, um homem educado em Princeton que veio de uma das famílias mais ricas da Venezuela e era descendente do primeiro presidente de seu país, que trabalhou com o National Endowment for Democracy (NED) e foi eleito prefeito de Caracas. López fundou o Partido Vontade Popular (Voluntad Popular), que Guaidó eventualmente liderou.

Dois anos antes, em outubro de 2005, alguns dos que formariam o grupo Geração 2007 - mas aparentemente não Guaidó - foram para Belgrado, na Sérvia, para treinamento insurrecional de direita. A viagem foi patrocinada pelo Centro de Ação e Estratégias Não-Violentas Aplicadas (CANVAS) e amplamente financiada pelo NED. A Stratfor, a empreiteira de inteligência militar, informou que “[CANVAS] também pode ter recebido financiamento e treinamento da CIA durante a luta anti-Milosevic de 1999/2000”.

A Stratfor descreveu o programa de treinamento da CANVAS em termos reveladores: “O sucesso não é garantido, e os movimentos estudantis estão apenas no começo do que poderia ser um esforço de anos para desencadear uma revolução na Venezuela, mas os treinadores são as pessoas que arrancam seus dentes no "Açougueiro dos Bálcãs" [isto é, Milošević]. Eles têm habilidades loucas. Quando você vê estudantes em cinco universidades venezuelanas realizando demonstrações simultâneas, você saberá que o treinamento acabou e que o trabalho real já começou.”

Em 2010, a Statfor descreveu o que um analista chamou de um plano para “conduzir um punhal no coração da revolução bolivariana”. O esquema envolveu o sistema elétrico do país, levando a um serviço de 70%. "Este pode ser o divisor de águas, pois há pouco que Chávez possa fazer para proteger os pobres do fracasso desse sistema", declarou um memorando interno da Stratfor. Ele continuou: “Isso provavelmente teria o impacto de galvanizar a agitação pública de uma forma que nenhum grupo da oposição poderia esperar gerar. Naquele momento, um grupo de oposição seria mais bem servido para aproveitar a situação e girá-la contra Chávez e para as suas necessidades.” Nove anos depois, um esquema ocioso tornou-se uma realidade ameaçadora.

Em 2010, Guaidó e um punhado de outros ativistas estudantis participaram de um retiro de treinamento de cinco dias na Fiesta Mexicana, na Cidade do México, administrada pelo Otpor, treinadores de mudança de regime apoiados pelo governo dos EUA, notavelmente Otto Reich, um conselheiro do governo americano nas administrações Reagan e Bush. O legislador do Partido Socialista da Venezuela, Robert Serra, afirmou: "Por trás deste [retiro] estão grandes interesses e grandes finanças, estamos falando de uma rede internacional que buscou desestabilizar nosso país".

Uma das associadas de Guaidó, Maria Corina Machado, de Miami, foi identificada como a chave para um golpe de 2014 contra Maduro. Ela afirmou que o enredo foi aprovado pelo embaixador dos EUA na Colômbia, Kevin Whitaker. "Eu já tomei uma decisão e esta luta continuará até que este regime seja derrubado e nós entregamos aos nossos amigos no mundo", disse Machado. E insistiu: “Se eu for a San Cristobal e me expor diante da OEA, não temo nada. Kevin Whitaker já reconfirmou seu apoio e apontou os novos passos. Temos um talão de cheques mais forte que o do regime para quebrar o cerco de segurança internacional”.

Mais preocupante, o Partido Vontade Popular, incluindo Guaidó, esteve ativamente envolvido em uma campanha de 2014 conhecida como guarimbas, manifestantes de rua anti-Maduro. Ele twittou um vídeo mostrando ele mesmo usando um capacete e máscara de gás e cercado por associados mascarados e armados. Eles bloquearam uma rodovia e tiveram violentos confrontos com a polícia. O protesto também aconteceu nas universidades, onde os estudantes vestiram camisetas estampadas “Vontade Popular” ou “Primero Justicia”. O confronto guarimbas de 2014 terminou com a morte de cerca de 43 pessoas e, em um incidente de 2017, 126 pessoas, incluindo muitos Chavistas e policiais.

Em 2015, Guaidó foi eleito membro da Assembleia Nacional e, em 2018, liderou a coalizão de oposição denominada Mesa da Unidade Democrática (MUD). Como membro do parlamento venezuelano, Guaido encabeçou uma comissão de inspeção que investigava casos de corrupção de alto perfil, como o caso de suborno da construtora Odebrecht, envolvendo funcionários do governo de Maduro. A Odebrecht, a maior empresa de construção e desenvolvimento da América Latina, admitiu em 2016 subornar autoridades do governo em uma dúzia de países sul-americanos.

Como Cohen e Blumenthal relatam, “Guaidó é conhecido como o presidente da Assembléia Nacional dominada pela oposição, mas ele nunca foi eleito para o cargo”. Eles apontam que Guaidó era o quarto na fila entre os líderes do grupo de oposição para o cargo mas o primeiro estava em prisão domiciliar, outro estava escondido na embaixada chilena, o terceiro misterioso não assumiu a posição e o quarto foi Guaidó. O Partido da Vontade Popular representa apenas 14% dos legisladores.

No final de 2018, Guaidó visitou Washington, Colômbia e Brasil para ajudar a coordenar os planos de manifestações da oposição durante a segunda posse de Maduro em janeiro de 2019. Liderando a campanha anti-Maduro, Bolton ressaltou: “O que estamos focando hoje é desconectar o regime ilegítimo de Maduro da fonte de suas receitas. Acreditamos que é consistente com nosso reconhecimento a Juan Guaidó como presidente interino constitucional da Venezuela de que essas receitas devem ir para o governo legítimo.” Conforme relatado no jornal, outra autoridade dos EUA disse: “Estamos engajados com a mesma estratégia: construir pressão internacional, ajudar a organizar a oposição interna e pressionar por uma restauração pacífica da democracia. Mas essa parte interna estava faltando.” Um funcionário dos EUA disse: “Ele [Guaidó] era a peça que precisávamos para que nossa estratégia fosse coerente e completa”.

O New York Times confirmou essa avaliação, citando William Brownfield, o ex-embaixador americano na Venezuela: “Pela primeira vez, você tem um líder da oposição [Guaidó] que está claramente sinalizando às forças armadas e à polícia que ele deseja manter eles do lado dos anjos e com os mocinhos.”

Como a maré, os fantoches políticos americanos vêm e vão, alguns duram mais enquanto outros servem apenas para um instante histórico. Entre os muitos que serviram aos interesses dos EUA e foram, com o tempo, varridos da fase histórica estão Manuel Noriega (Panamá), Augusto Pinochet (Chile), Rios Montt (Guatemala) e Anastasio Somosa (Nicarágua), juntamente com o (Xá) Mohammad Reza (Irã) e Saddam Hussein (Iraque). Olhando para o destino de Guaidó, Diego Sequera, um jornalista venezuelano, observa: "Não importa se ele cair e queimar depois de todas essas desventuras, para os americanos, ele é dispensável".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem