Falso “experimento socialista” de Adrian Rogers




Você já deve ter visto, lido, sobre o professor que “experienciou” o socialismo em sua sala de aula, certo? Pois aquilo não passa de uma baita mentira.

O texto abaixo foi retirado, e com a adaptação do site Boatos.org, que desmentiu o caso.


Texto original de Diandra Nunes, data 31 de Março de 2014

Adaptação de Wesley Sousa, 31 de Janeiro de 2018

Publicado originalmente aqui


Boato – Professor Adrian Rogers criou uma experiência socialista para alunos perceberem os erros do sistema.

Mesmo muito tempo após o fim da guerra fria, o socialismo é alvo de debates na web. E um dos maiores argumentos de quem é contra o sistema é um suposto “experimento socialista” que nunca deu certo. O relato da história já viralizou em blogs e, periodicamente, faz sucesso nas redes sociais. O tal experimento teria sido realizado por um professor de economia com seus alunos.

De acordo com o texto, que pode ser lido aqui, os estudantes acreditavam que o socialismo funcionaria na realidade. Para provar o contrário, Adrian Rogers criou um experimento socialista, mas ao invés de usar dinheiro, usou nota dos exames dos alunos. Ele passaria a dar nota para todos os alunos por meio de uma média.

O texto aponta que as notas da turma começaram a cair gradativamente enquanto os alunos passaram a buscar culpados pela queda de todos. No final das contas, o objetivo da pesquisa era “provar” que o socialismo não seria aplicável na sociedade. Chocante, não?

Naturalmente, uma história com tanta força assim se espalhou muito na web. Mas como todos sabem, nem tudo que reluz é ouro. Ou melhor, nem tudo que cai na web é verdade. Agora é hora de desmentir mais esse boato.

Pelo que apontam os fatos, a historia foi originalmente escrito por Adrian Rogers, mas diferentemente do que afirma o texto, ele não era professor de economia e jamais lecionou na universidade de Texas Tech. Rogers era um pastor tele-evangelista norte-americano, e muito famoso por sinal.

Você pode acessar os vídeos dele no Youtube. Aliás, o pastor era conhecido por sua excelente oratória e era considerado um dos ícones do conservadorismo religioso de direita nos EUA. Nada mais coerente juntar a teologia com capitalismo...

O texto, que acabou se transformando em um boato sobre um “experimento socialista”, nada mais era do que um dos sermões que o pastor costumava partilhar durante os cultos. Ou seja, o “experimento socialista” nunca existiu.

Ainda que a “teoria” do experimento tenha sido feita por alguma pessoa, esta sequer é “válida”, pois que parte de pressupostos filosóficos tão profundo quanto um pires. Falar em “falha do sistema” é outro grande equívoco. O capitalismo é hegemônico no globo terrestre, e este propicia guerras, fome, caos, destruição da natureza, exploração em massa, entretanto, ele dá “certo, pois uns poucos se enriquecem à custa de muitas outras. Choque de realidade, não é mesmo?

Se muito do que conquistamos hoje advém das lutas operarias, socialistas, que estão presentes em nossas vidas, como TV à Cabo, telefone celular, direitos trabalhistas, voto universal, etc. tudo isso “deu errado” ou “falhou”? Pense bem!

Embora mesmo que se fosse um experimento verdadeiro, o socialismo científico jamais pregou “igualdade” como tal. Deste modo, o comunismo/socialismo é baseado no oposto da uniformização: uma diversidade enorme não só entre as pessoas, mas até na “ocupação” de uma única pessoa.

Quem já leu sobre isso deve se lembrar: “A cada qual segundo suas capacidades, a cada qual segundo suas necessidades” – Karl Marx.

Mas socialmente iguais, segundo a filósofa polonesa Rosa Luxemburgo, significa a supressão da propriedade privada, isto é, a exploração do homem pelo homem para o processo de acumulação de capital sobre o trabalho alheio e nas relações humanas dos sujeitos livremente associados.

Aliás, outra deficiência do experimento: o critério adotado tem mais a ver com a lógica da “produtividade” capitalista, não de uma sociedade tipicamente socialista. Primeiro, o próprio sujeito, na sua subjetividade, tem suas vocações pessoais, seus anseios, consonantes à sua imanente capacidade técnica. Segundo, as notas “médias” seriam apenas um meio de “tipificar” o sujeito na sociedade capitalista. Já fizeram um vestibular? Então...

Para o socialismo, parafraseando Johann Goethe – romancista alemão –, até mesmo os mais limitados dos sujeitos podem se desenvolver ilimitadamente.

Assim, o experimento produz mais falácias que o pensável: as notas distribuídas entre os alunos reflete mais a sua “mercadoria do saber” à sua suficiência humana, portanto, ao meu ver, o experimento ratifica a alienação do labor sob julgo capitalista, longe de uma eventual critica ao  que ele chamou de “socialismo”.

Poderíamos elencar mais coisas, mas a mais gritante é que o experimento ao fingir criticar algo, evidencia a fraqueza do capitalismo, que transforma todos em meros “números”, por exemplo: de 0 a 10 temos as “capacidades” humanas, cuja elas são “medidas” por um sistema (capitalista) que quantifica a “utilidade” do ser humano. Logo, todos, ao fazerem de forma mecânica esse experimento, sua “identidade” fica vedada a uma uniformização independentemente as suas potencialidades técnicas e intelectivas.

Consequentemente, o experimento é falacioso e que bater num senso comum onde “todos são iguais”. Lindo, porém, falso! O capitalismo “iguala” substancialmente a maioria... na pobreza, no medo, no pânico e desemprego. Novamente: os “estudantes” (trabalhadores) auferem da “mesma nota” (insegurança e desemprego). Perceberam? O que o professor (Estado) faz é simplesmente o que é esperado: “controlar” e “distribuir”.

E tem mais, o texto diz ter sido escrito por Adrian Rogers em 1931. No entanto, em 1931 foi o ano de nascimento do pastor, ou seja, ele não poderia ter feito uma pesquisa com menos de um ano de idade.

Com isso, chegamos à conclusão que Adrian existiu, mas o experimento não passa de uma lenda – e mesmo que seja “verdade” a teoria, esta não tem nenhum respaldo de conhecimento além de patifaria!


Lembrete: antes de partilhar de quaisquer coisas da web, ainda mais em assuntos complexos, sempre cheque a fonte, busque informações para além das facilidades disponíveis. Faça um bem ao mundo: não espalhe lixo por aí!
Wesley Sousa

16 Comentários

  1. Mesmo que o experimento não seja verdadeiro, acredito que aconteceria da forma que ele descreve. Tudo que vem fácil, vai embora fácil. É intrínseco ao ser humano não dar o valor devido ao que é entregue de bandeja. Gosto muito da frase: em vez de dar o peixe, ensine a pescar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou, falou... e não contribuiu em nada. A partir do que escreveu, fica nítido que não sabe a rigor o que é socialismo.

      Excluir
    2. Por favor, me indique obras (Videos, livros, documentário), que expliquem a base e o que é na PRÁTICA o socialismo, porque nas teorias o mundo é um paraiso.

      Excluir
  2. Recitando Marx, essa mesma oratoria de sempre, deturparam Marx. Vocês são engraçados, nos aponte um socilisoci no globo que deu certo e falhe de forma miserável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existe exemplo que deu certo, as repúblicas socialistas também tem fome e terror

      Excluir
  3. "Se muito do que conquistamos hoje advém das lutas operarias, socialistas, que estão presentes em nossas vidas, como TV à Cabo, telefone celular"...

    Poderiam me explicar de que maneira o socialismo contribui para o a criação da tv à cabo e do celular?

    ResponderExcluir
  4. Falta o básico para alegação de qualquer coisa: comprovação. Onde está as fontes das afirmações de que é FALSO ou VERDADEIRO qualquer informação além do exercício de reflexão? Como se prova que de fato não ocorreu? Claro que o inverso é verdadeiro, porém infelizmente já é o que se tem como verdade pela maioria das pessoas, logo socialmente falando, fica mais próximo do que se considera verdade. Nesse caso há a dupla dificuldade: provar que é falso o conceito e história, sem contar uma dificuldade extra caso se queira falar que um possível experimento desse funcionaria em prol do capitalismo.

    ResponderExcluir
  5. A história pode ser falsa, mas o resultado do socialismo descrito pela história, não só é verdadeiro, como perfeito.
    Não há adição ao se dividir. Quer se encostar em casa, bundear o dia todo? Ótimo, aceite seu futuro de miserável pro resto de sua vida medíocre. Ou levante sua bundinha, rale-se de trabalhar, produza algo para a sociedade e colha os maravilhosos frutos do capitalismo. Pagininha esquerdopata que de crítico, seu acervo só tem ao que é digno e honrado.

    ResponderExcluir
  6. O autor dessa reflexão é explicitamente socialista. Evidentemente irá defender suas idéias. Vale lembrar que o socialismo de Marx é utópico, pois na prática sempre vira ditaduras comunistas que cerceiaim a liberdade. Liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, liberdade de escolha, etc. O discurso socialista é tão falso que nossos políticos de esquerda vivem falando em direitos humanos, mas todos tem seus ditadores de estimação.
    Socialismo é utopia e só distribuí por igual a miséria. Somente a competição capitalista é capaz de gerar novas tecnologias, agregando valor a produtos e gerando riqueza que bem.ou mal distribuídas permitem aos pobres uma vida não tão indigna. Do contrário os EUA não seriam a.maior rota migratória dos desafortunados que buscam uma vida melhor. Eles iriam para a Rússia, a China, a Venezuela, Cuba ou Coréia do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. detalhe: falou mas não saiu do lugar. Se mentiram sobre o pastor ter sido professor e ter menos de 1 ano de idade, devemos desvirtuar todo o embasamento citado ??? Será mesmo que alguém vai produzir ao máximo de sua capacidade sabendo que não há ganho nenhum em relação àquele que só fizer o "feijão com arroz" ??? O capitalismo impõe a criação do novo devido à recompensa: melhor qualidade de vida, melhor comida, melhor roupa do melhor tecido, na melhor casa, no melhor sofá para o recompensado e sua família. Não há como o socialismo dar certo, tanto que os países socialistas tem empresas capitalistas em seus territórios.

      Excluir
  7. A rigor, o socialismo e o comunismo é o que todos podemos ver, e muitos já pudemos vivenciar porque eu sou um destes.

    ResponderExcluir
  8. Se a experiência não tem base científica, como socialista que é, faça o experimento usando a teoria socialistas e prove que a conclusão está errada, porque, sendo ou não real, a lógica do experimento é muito bem justificada pelo resultado obtido por todos os governos socialistas/comunistas que existem ou já existiram no mundo. Nenhum prosperou ou melhorou a qualidade de vida da população. Só distribuiu miséria, desigualdade e opressão aos povos a ele submetidos.

    ResponderExcluir
  9. Precisa dizer q se trata de uma ficção? É lógico q é., Mas exemplifica muito bem q o socialismo não funciona, ou pelo menos p população mata de fome

    ResponderExcluir
  10. Texto altamente enviesado pela esquerda!!!! O pior é quando se procura o tal texto do professor socializando as notas dos alunos e a tragédia do resultado, não se encontra mais na internet!!

    ResponderExcluir
  11. O primeiro que citar um case de sucesso socialista que não matou milhões de pessoas, recebe um pão com mortadela. Valendo!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem